top of page

RIO DAS FLORES

A restauração e a conservação florestal de áreas de mananciais de abastecimento são ações fundamentais para garantir a oferta de água. Nesse sentido, preocupados com a segurança hídrica a médio e longo prazo, a Secretaria do Ambiente (SEA), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e diversos parceiros realizam no município de Valença o projeto Água do Rio das Flores, que consiste fundamentalmente na proteção e recuperação de matas ciliares de uma bacia estratégica para o abastecimento de mais de 50 mil habitantes, a Bacia do Rio das Flores. 

 

A meta é plantar mais de um milhão de mudas de árvores nativas próximas a nascentes e margens dos rios da bacia . A partir da conscientização e adesão dos produtores rurais da região ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), o projeto busca engajar a comunidade para que compartilhe com o poder público a responsabilidade de assegurar a oferta de água em quantidade e qualidade para as atuais e futuras gerações. 


Uma das primeiras ações do projeto consiste em encontrar e definir as áreas para recuperação de nascentes e matas ciliares, com a participação e anuência dos proprietários rurais. Visitas de divulgação e sensibilização nas propriedades rurais localizadas na Bacia do Rio das Flores vêm sendo realizadas para conseguir o máximo de adesão.

 

Entre as vantagens para os produtores rurais em aderir o projeto está o apoio gratuito para o registro no CAR, a adequação ambiental da propriedade, além do financiamento e execução gratuita das ações de restauração florestal em nascentes e matas ciliares.

IMPORTÂNCIA DA BACIA

 

A Bacia do Rio das Flores apresenta cerca de 32% de sua área recobertas por florestas. No entanto, são os usos antrópicos os predominantes na bacia, com aproximadamente 66% da área total utilizada por pastagens e agricultura.

 

A crescente interferência do homem esbarra na preservação do principal manancial de abastecimento público do município de Valença - o Rio das Flores - que fornece água para cerca de 80% da população local, o equivalente a mais de 50 mil pessoas. A bacia possui 161,7 km² de extensão e tem suas nascentes e cabeceiras dos rios localizadas em Valença e em Barra do Piraí.

 

Saiba mais sobre a Bacia do Rio das Flores e as ações por lá realizadas no site do Projeto.

UNIÃO PELO FUTURO

 

O projeto Água do Rio das Flores, em Valença, faz parte do Pacto Pelas Águas, do Governo fluminense, dedicado à segurança hídrica do estado. 

 

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da SEA e Inea, e conta com o apoio de diversos parceiros, para proteger importantes mananciais de abastecimento. 

 

O pacto integra diversas iniciativas e projetos, alguns já em curso, em torno da restauração e conservação florestal de áreas prioritárias de mananciais estratégicos, tais como nascentes, margens de rios, áreas de recarga de mananciais e áreas úmidas.

 

Saiba mais sobre o programa Pacto Pelas Águas.

bottom of page