top of page

ESTAÇÕES EM OPERAÇÃO

 

Inventário das estações hidrometeorológicas

 

A rede hidrometeorológica do Inea é composta por 120 estações, sendo 44 da chamada rede básica e 76 da rede de alerta de cheias (situação de outubro/2016). Essas estações encontram-se relacionadas a seguir, junto com suas características e informações geográficas, segundo as suas finalidades principais.

 

Estações da rede hidrometeorológica

 

No site do Inea é possível visualizar dados de nível de água dos mananciais fluminenses e precipitação, em tempo real, tanto das estações telemétricas do Inea quanto de parceiros como a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Neste site também são disponibilizados os dados dos radares meteorológicos operados pelo Inea.

 

 

 

 

 

 

O Sistema de Alerta de Cheias do Inea envia mensagens de alerta quando há possibilidade de transbordamento dos rios monitorados, fazendo uso de mensagens SMS e mantendo informações atualizadas nas redes sociais e pelo site do Sistema. Também são enviados boletins diários e relatórios hidrometeorológicos mensais contendo a descrição e previsão do comportamento dos rios monitorados. Para tanto, o Sistema de Alerta de Cheias mantém a Rede Hidrometeorológica Telemétrica de estações do INEA, base de informação para estudos e gestão em recursos hídricos, opera os dois radares meteorológicos de última geração do Governo do Estado e conta com um serviço de detecção de descargas atmosféricas. Dessa forma, busca compartilhar as informações geradas com instituições parceiras e atender às demandas do Sistema de Defesa Civil (Federal, Estadual e Municipal) em seus Planos de Contingência

 

 

 

 

bottom of page