top of page

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DE ÁGUA

Outros sistemas integrados

 

No Estado do Rio de Janeiro, existem outros sistemas integrados que abastecem dois municípios cada. São eles:

 

Miguel Pereira - Paty do Alferes:
 

Em Miguel Pereira, a captação é feita no Rio Santana e o tratamento, em uma estação de tratamento de água convencional. Em Paty de Alferes, existe uma captação no Córrego dos Marmelos e outra no Ribeirão dos Palmares. Ambas alimentam uma estação de tratamento convencional com capacidade para tratar a vazão de 60 l/s.

 

A população atendida é estimada em 13.509 e 8.647 habitantes, em Miguel Pereira e Paty do Alferes, respectivamente.

 

Cordeiro - Cantagalo:

 

Os municípios de Cordeiro e Cantagalo são servidos por um sistema de abastecimento de água integrado, composto de uma captação no Rio Macuco que aduz uma vazão de 120 l/s a uma estação de tratamento convencional. A população atendida é estimada em 18.869 habitantes, em Cordeiro, e em 7.369 habitantes, em Cantagalo.

 

Aperibé - Itaocara:

 

Os dois sistemas são integrados e abastecem os municípios de Aperibé e Itaocara, além da localidade de Funil, situada no município de Cambuci, disponibilizando uma vazão da ordem de 136 l/s.

 

A população atendida em Aperibé é de 7.369 habitantes. O sistema de abastecimento de água é composto de uma captação no Rio Pomba que aduz uma vazão de 41 l/s, atendendo também a Itaocara e a uma estação de tratamento compacta, exclusiva para Aperibé, com capacidade de tratar a vazão de 25 l/s.

 

Em Itaocara, a população atendida por abastecimento de água é estimada em 11.132 habitantes. O sistema é composto de uma captação no Rio Paraíba do Sul que aduz uma vazão de 80 l/s a uma estação de tratamento convencional com capacidade de tratar a vazão de 70 l/s.

Fonte: Plano Estadual de Recursos Hídricos, 2014

bottom of page