top of page

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DE ÁGUA

O abastecimento público de água do Estado do Rio de Janeiro se dá expressivamente por mananciais superficiais. Entre estes, se destacam os rios Guapiaçu e Macacu, que abastecem três municípios da Região Metropolitana, o Rio São João, que abastece oito municípios da Região dos Lagos, e o Rio Paraíba do Sul, responsável pelo fornecimento de água para 17 municípios ao longo de seu percurso, além de nove cidades na Região Metropolitana, através da transposição para o Rio Guandu.

 

Os sistemas podem ser classificados como isolados, quando abastecem apenas um município – como é o caso da maior parte dos municípios do Estado –, e integrados, quando abastecem um conjunto de municípios e atendem ao restante das sedes. No Estado do Rio de Janeiro, os sistemas integrados alcançam a maioria da população, pois abastecem a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e a Região dos Lagos.

 

Confira os sistemas integrados do Estado, com enfoque nos três maiores: Guandu-Lajes-Acari, Imunana-Laranjal, Prolagos-Águas de Juturnaíba.

Principais sistemas de abastecimento público de água do Estado do Rio de Janeiro

Fonte: Plano Estadual de Recursos Hídricos, 2014

bottom of page