IMPORTÂNCIA DA BACIA
O Rio Paraíba do Sul nasce no Estado de São Paulo, é formado pela junção dos rios Paraibuna e Paraitinga, na Serra da Bocaina, e tem as nascentes dos seus principais afluentes em território mineiro. Após percorrer mais de 1.100 km, deságua no mar, no município de São João da Barra, no Estado do Rio de Janeiro.

Bacia do Rio Paraíba do Sul
A Bacia do Rio Paraíba do Sul abrange, total ou parcialmente, 184 municípios, sendo 39 localizados no Estado de São Paulo, 57 no Estado do Rio de Janeiro e 88 em Minas Gerais. Nela está localizado um complexo sistema hidráulico, composto por quatro grandes reservatórios (Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil) e uma transposição de água para a Bacia do Rio Guandu, no médio curso do Rio Paraíba do Sul no Estado do Rio de Janeiro.
Mais de 12 milhões de habitantes (75% da população fluminense), grande parte do parque industrial e aproximadamente 85% da agricultura irrigada do Estado do Rio de Janeiro são abastecidos pelas águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul (Inea, 2014). Além de ser fundamental para o atendimento das demandas atuais, a Bacia do Rio Paraíba do Sul é a única reserva estratégica capaz de atender às próximas gerações, tanto na sua própria região hidrográfica quanto na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e na Bacia do Rio Guandu.
Pelo fato de a Bacia Paraíba do Sul se situar a jusante dos estados de São Paulo e Minas Gerais, a gestão compartilhada dela e o controle das demandas nesses estados são fundamentais para garantir a segurança hídrica do Rio de Janeiro.