top of page

PREVENÇÃO E MITIGAÇÃO DE INUNDAÇÃO 

 

 

Em Andamento

 

  • Estudos e projetos de macrodrenagem em Rio das Ostras

 

Contemplam estudos e projetos básicos de engenharia desenvolvidos pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com o intuito de intervir corretiva e preventivamente para minimizar o risco de inundações, além de proteger e restaurar a integridade ecológica das margens e dos principais corpos d’água da região: Canal do Medeiros, Rio das Ostras, Rio Jundiá e Lagoa do Iriri.

 

A conclusão dessa ação, que utiliza recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundrhi), está prevista para 2016.

Projetos de Macrodrenagem

Canal Medeiros, Rio das Ostras

  • Estudos e projetos para controle de inundações e recuperação ambiental em Angra dos Reis (RJ)

 

Abrangem os estudos e projetos básicos de engenharia desenvolvidos pelo Inea para os rios Mambucaba, Japuíba, Perequê e Bracuí. Vem sendo utilizados recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) para o desenvolvimento deste estudo/projeto.

Projetos para Controle de Inundações

Rio Japuíba, Angra dos Reis

  •  Projeto para as bacias dos rios Guapimirim, Macacu e do município de Magé

 

O Inea colabora no desenvolvimento de estudos e projetos de engenharia que serão utilizados na gestão integrada das bacias hidrográficas existentes no município de Magé e a dos rios Guapimirim e Macacu , com o intuito de definir medidas e ações para prevenção e mitigação de inundações em âmbito local, municipal e regional. Para isso, planeja-se criar um banco de dados georreferenciados e identificar as principais áreas suscetíveis a inundações a partir do mapeamento topográfico, informações secundárias e elaboração de mapas de suscetibilidade, vulnerabilidade, perigo e risco a inundações da área de estudo.

 

A conclusão dessa ação, que utiliza recursos do Fecam, está prevista para 2017. 

Controle de inundações

Área de estudo do projeto 

  • Projeto de regularização fundiária sustentável de áreas urbanas situadas nas margens do Rio Paraíba do Sul

 

O Inea vem realizando projeto para o zoneamento ambiental das margens do Rio Paraíba do Sul, no município de Volta Redonda, por meio do cruzamento de informações relativas ao uso e ocupação do solo e ao risco de inundações. O objetivo é averiguar o planejamento territorial e as restrições ambientais da região, a fim de propor soluções para problemas oriundos da ocupação desordenada das margens do rio.

 

A conclusão dessa ação, que utiliza recursos do Termo de Ajustamento de Conduta entre a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), o Inea e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), está prevista para julho de 2017.

Controle inundações zoneamento ambiental

Trecho do Rio Paraíba do Sul em Volta Redonda

  • Projeto Rios da Serra (Região Serrana)

 

Os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, foram severamente afetados pelas chuvas de janeiro de 2011, que resultaram na morte de mais de novecentas pessoas.

 

Para recuperar os corpos d’água e as regiões afetadas, rios e canais foram dragados e canalizados e pontes foram construídas. Até o momento, o Inea cadastrou 2.613 benfeitorias e negociou o reassentamento de 1.416 famílias. As obras, financiadas pelo Governo Federal, a SEA e o Inea, começaram em novembro de 2012 e têm previsão de término para 2018.

 

Utilizando recursos do Fecam, em fevereiro de 2013, o Inea concluiu obras emergenciais na mesma região, onde também cadastrou e reassentou 420 famílias.

Projetos Rios da Serra
Projetos Rios da Serra

Antes e depois de trecho do Rio Dantas em Friburgo

Projeto Iguaçu

Projeto Iguaçu: desassoreamento do Rio Botas e urbanização das margens em Belford Roxo

Concluídos

 

  • Projeto Iguaçu

 

A Baixada Fluminense é uma imensa planície às margens da Baía de Guanabara, com pontos abaixo do nível do mar, cortada por três grandes rios: Sarapuí, Botas e Iguaçu. Ao longo das últimas décadas, a região foi alvo de ocupações desordenadas em áreas com grande risco de inundações.

 

Visando à recuperação ambiental e ao controle de inundações nas bacias hidrográficas desses rios, o Inea elaborou o Projeto Iguaçu, realizando a retirada e o reassentamento da população, limpeza e dragagem dos rios e a urbanização sustentável da região, além de um trabalho de conscientização socioambiental com a população local. 

 

As ações do Projeto Iguaçu têm resultado em grandes melhorias nas condições de habitação e da infraestrutura urbana nas áreas atingidas por enchentes na região e na parte Oeste da Baía de Guanabara, beneficiando cerca de 2,5 milhões de habitantes, abrangendo em sete municípios: Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e o bairro Bangu na cidade do Rio de Janeiro. O Inea busca verba junto ao governo federal para realização de uma segunda etapa de obras.

 

  • Projeto Vila Elmira

 

As obras para Controle de Enchentes e Recuperação Ambiental em Vila Elmira, Barra Mansa, foram iniciadas em outubro de 2014 e tinham como principal objetivo trazer segurança para a população em eventos de cheias. As intervenções aconteceram em aproximadamente 1,5 km do córrego e foram encerradas em outubro de 2015.

 

 

Obras em Vila Elmira, Barra Mansa.

  • Parque Fluvial em Paraty

 

Em 2014 foram iniciadas as obras do parque fluvial e muro de proteção das margens do Rio Mateus Nunes, na Estrada do Corisco, em Paraty. As obras têm como principal objetivo evitar a ocupação das margens do rio com construções irregulares. A região possui histórico de desmoronamentos todos os anos durante o período chuvoso e as obras trazem mais segurança para a população, além de estimularem a preservação ambiental.

 

 

Rio Mateus Nunes em Paraty

bottom of page